segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

DO BACANA




Liderança gigante lá do Marajó que andou esquecida pelos tucanos depois da eleição de 2010, volta a ser paparicado, agora por vermelhos e amarelos, o homem ganhou tudo nas eleições municipais, emplacou seus candidatos em tudo que foi cidade da região das ilhas.

DIZEM POR AÍ…

Depois de um momento sabático Helder Barbalho retornou ontem ao Estado. Com um gás daqueles, doido para rodar de norte a sul e com uma vontade daquelas. Helder tem uma certeza, vira candidato a um cargo majoritário nas próximas eleições.

BRT  1   

A questão do BRT é um pouco mais complicada do que parece.
Para inicio de conversa, as tais muretas que foram colocadas na Almirante Barroso não podem ficar lá, senão os ônibus que param buscando passageiros  vão engarrafar  os que vem atrás, daí termina a questão de ônibus rápido.
Mas o KM da mureta custa mais de um milhão de reais, então a solução será manda-las para reaproveitar em outra obra. Como o Governo do Estado vai fazer a ampliação da Rua da Yamada, pode ser que as muretas sejam utilizadas por lá.

BRT  2 

Os projetos do BRT não estavam completos, faltavam 12 projetos complementares que estão sendo finalizados. Também não existe financiamento aprovado, vão ter que buscar isso.

BRT    3

Uma possibilidade é o  Governo assumir o BRT do Entroncamento até o centro de Belém,  já que fará o trecho  do Entroncamento até Marituba, ficando a prefeitura com o trecho do Entroncamento até Icoaraci. Esta é uma possibilidade ventilada.

BRT  4

Para finalizar, o ex  prefeito movimentou 100 milhões com o elefante branco, cerca de metade foi pago e metade a construtora diz que foi obra executada, mas não paga, faltando acertar. Isso sem falar nas suspeitas de fraude na licitação. O BRT é mesmo uma maravilha, parou o trânsito, começou sem aprovação, sem financiamento, sem dinheiro em caixa… Em qualquer país sério, daria cadeia.

BRT 5

De qualquer forma o trecho entre o Entroncamento e Marituba  vai demorar um ano e meio entre pré  projetos,  classificações de construtoras interessadas em fazer a obra, o que é uma   exigência para licitação internacional,  projetos executivos e licenças,  até começar a obra. Começando,  demora mais um ano e meio de obra entre Alça Viária até o Entroncamento.
Três anos, se Deus ajudar muito. E a gente rezar pacas.

JOÃO PAULO  II

Daqui a dois meses  abre a licitação para o prolongamento da João Paulo II, e em maio começa a obra, ufa!

NOVO TERMINAL 1

O novo Terminal Hidroviário de Belém, que funcionará no Armazém 9 da Companhia das Docas do Pará (CDP), vai atender uma média mensal de 60 mil passageiros intermunicipais para todas as regiões do Estado do Pará e 10 mil passageiros interestaduais, com linhas para Manaus e Macapá. O terminal será entregue para a população no início de 2014 e terá a operação de 15 empresas de navegação. Atualmente, o Terminal Hidroviário de Belém funciona no Armazém 10 da CDP, em uma área útil de 950 m². Com a nova obra, além de contar com uma estrutura moderna e confortável, o terminal terá sua área útil ampliada para 2.400 m². Os investimentos no projeto arquitetônico e naval do novo terminal estão orçados em R$ 15 milhões. O convênio, que permite o usufruto do espaço por 25 anos, foi firmado com a CDP seguindo os mesmos moldes do convênio estabelecido para a construção da Estação das Docas.

EMPREGOS

A construção civil foi a campeã na geração de empregos formais no Pará em 2012, aponta levantamento do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Diesse) divulgado esta semana. De janeiro a dezembro, segundo o estudo, o crescimento foi de 15,71%, com saldo positivo superior a doze mil postos de trabalho. O resultado também é o melhor da região Norte.

CRESCE AV. INDEPENDENCIA

Foi apresentada a preliminar do projeto de prolongamento da Avenida Independência – com início na rotatória da Estrada do  40 horas e término na Rodovia BR-316, à altura do quilômetro 9, prevista para começar em março, fruto de um investimento de R$ 125 milhões.
O prolongamento da avenida será executado nas áreas de domínio da Eletronorte, ou seja, seguindo as linhas de energia que atravessam os bairros do Icuí, Maguary e Distrito Industrial no município de Ananindeua. O objetivo é criar um novo corredor de escoamento entre a Avenida Arthur Bernardes e a Rodovia BR-316, de forma a fugir das rotas onde hoje o trânsito é mais pesado e os engarrafamentos mais frequentes.
Na obra esta prevista a construção de dois viadutos, um no Km 09 da BR-316, para saída da rodovia, e duas pontes sobre o Rio Maguary, com 240 metros cada.

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