sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O cortador de grama que se tornou empresário de sucesso e conquistou o McDonald´s

Após uma temporada nos Estados Unidos, onde até cortou grama para ganhar algum dinheiro, o empresário Marcio Peres voltou para o Brasil fã dos cookies, os famosos biscoitos norte-americanos. Tão fã que resolveu apostar no doce como meio de ganhar a vida. Ele praticou as receitas escritas em livros de culinária que comprou por lá – foram três meses de experimentação e testes até que o empreendedor percebeu que precisava retornar aos Estados Unidos para estudar. Ele matriculou-se então no American Institute of Baking e em seis meses aprendeu tudo sobre o biscoito. Após casar-se no Peru, ele criou a própria empresa em 1988. Marcio é carioca, mas escolheu a região Sul porque seus pais tinham se mudado, na mesma época, para a cidade de Canela. Os pais, aliás, inspiraram o nome do negócio: Dauper é a união do sobrenome da mãe, Dault, com o do pai, Peres. As primeiras vendas foram feitas para lojas pequenas de Gramado e Canela, até que o empresário conquistou o McDonald’s. “Tinha visto que eles tinham cookies nos Estados Unidos. Se eles vendem lá, podiam vender aqui”, lembrou. A primeira loja da rede a comercializar o biscoito foi a de Porto Alegre. “A fábrica fazia no máximo 30 quilos por dia. Produzimos um estoque de 80 quilos e vendemos tudo no mesmo dia. Foram três dias e três noites fazendo cookies direto”, lembrou o empreendedor, de 53 anos. A parceria estendeu-se para toda a rede de lanchonetes e tudo caminhava bem. Até 2002, quando o restaurante retirou do cardápio itens que não atingiam determinado patamar de vendas, como os cookies da Dauper. “Eu era 100% McDonald’s. Eles deram um ano para a gente buscar outros clientes e foi um ano de preocupação. Achei que seria o fim, mas foi exatamente o começo”, destacou Marcio. Desde o revés, a Dauper fabrica cookies, granola e barras de cereais para grandes empresas como Nestlé e a rede de supermercados Pão de Açúcar. Mas também investiu em marcas próprias: Sense e GranPure. A expectativa é fechar o ano com faturamento de R$ 30 milhões. A fábrica localizada em Gramado produz cerca de 350 mil quilos de produtos por mês. E o plano é triplicar a produção com a inauguração da nova unidade, prevista para março de 2014 – a empresa vai gastar cerca de R$ 20 milhões na planta. A aposta recente da marca é a biscoiteria Dauper, espécie de loja e café concebida para oferecer ao consumidor diversos tipos de biscoitos. A segunda unidade foi aberta no Shopping Villa Lobos, em São Paulo. A ideia é expandir o número de lojas por meio de franquias, que a marca deve começar a oferecer aos interessados em julho de 2014 – o plano é abrir 200 unidades em cinco anos. Mas apesar do crescimento, a preocupação de Marcio continua a ser com a qualidade do produto. “Caso você não tenha uma fórmula perfeita, o cookie sai duro ou se espalha muito. Mesmo na fábrica, um dia frio ou muito quente muda completamente o produto”, contou Marcio, que valida todos os novos produtos da marca. E a variedade de sabores é imensa: desde fubá com limão siciliano até vinho com recheio de uva.

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